Powered By Blogger

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Poster

Atividade 1.1

Reflexões inicias

Com avanço rápido da tecnologia, nós professores sentimos a necessidade de estarmos em constante formação continuada, para que possamos passar o conhecimento para nosso aluno afim de suprir a nova demanda no mundo moderno, O cotidiano exige de nós mudanças e novos desafios vão surgindo. O professor deverá estar sempre em busca de novos conhecimentos para lidar com diversidade social que até a última década não era tão necessário.
Conforme a nossa apostila da página 41 a autora, leva-nos a pensar que os educadores nos dias de atuais precisam:
ter domínio do conteúdo de sua área;
entender os processos de aprendizagem dos alunos;
saber ensinar, criando situações que favoreçam o aluno a encontrar sentido para aquilo que está aprendendo;
conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar; e
entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e de aprendizagem.

Conceituando hipertexto


Hipertextos é um tipo de texto eletrônico que une uma série de textos em forma de hiperlinks, e isso faz com que o conteúdo que se está expondo tenha uma dimensão maior, e desta forma maiores conhecimentos sobre o assunto exposto.

Experiência de navegar livremente.

Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links.

a) 477.000

b) Indica que podemos nos informar, através de hiperlinks,ou simplesmente links.

c)sim, com certeza nos dá uma ampla visão e
uma melhor compreensão do texto.
AS características deste sotfware estimulam o cérebro para armazenar e recuperar informação, fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo.

Quem sou eu como professor e aprendiz?

Hoje em dia ser professor eu acredito que é muito mais difícil que antigamente, pois hoje temos que lidar não só com alguns saberes, mas também com a tecnologia e  com a complexidade social, o que não existia no passado. Isto é, atualmente a escola esta muito mais sobrecarregada, pois hoje não temos que apenas repassar os conhecimentos, mas também temos que muitas vezes fazer o papel de pais e mães de todos os alunos e muitas vezes resolver problemas que antes competia aos pais resolverem como por exemplo tentar educar os alunos mostrando qual o melhor caminho a seguir em determinadas situações da vida, tentando resgatar neles e em suas famílias alguns valores já perdidos ao longo do tempo, até mesmo pela ausência dos pais e mães em casa durante a maior parte do dia para trabalhar fora, deixando assim seus filhos aos cuidados de outros.
Outro motivo de hoje ser mais difícil ser professor é que temos que estar em constante aprendizado, não que antes não tivesse, mas agora nestes novos tempos temos que além de tudo lidar com as novas tecnologias e ser um organizador de aprendizagens, via os novos meios informáticos, por via dessas novas realidades virtuais que estão também em constantes mudanças temos que ser professores indagadores, que assumem a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto de reflexão, com objeto de análise.   Postado por    Ivonete e Iracy

Contextualizando a mudança: da teoria à prática

Sim, com certeza sempre procuro dialogar com meus alunos para interagir com sua ideias. Pois  acredito que assim as aulas ficam mais atrativas e os alunos se sentem mais valorizados,
sabendo que podem expor suas formas de pensar sem medo de falar aquilo que pensam.

Produção de textos
Trabalhos em grupos
Apresentações de trabalhos para o grupo
Dramatizações de acontecimentos do dia a dia

As tecnologias podem nos auxiliar nas realizações das aulas, através de apresentação de slides com  multimídias e outros.
Alunas: Iracy e Ivone

Planejando atividades com hipertexto

Tema: Reino Fungi
O trabalho será aplicado com os alunos do 6 ano da E.M.E.B. Maria Luiza Barbosa, onde os alunos realizaram as atividades no espaço do laboratório de informática.
Objetivos:
Repassar aos alunos o conteúdo de maneira diversificada para que os mesmos não percam o interesse pela aula e a aula não se torne cansativa;
Entender o que são fungos, os benefícios e malefícios que os mesmos podem causar aos serem humanos;
Realizar atividades com o auxilio da pesquisa a internet;
Desenvolver o aprendizado do aluno ao realizar pesquisas na irtenet, identificando sites que sejam confiáveis para realizar pesquisa.
Desenvolvimento:
Os alunos deverão pesquisar na internet a palavra fungos e com o auxilio do professor verificar uma resposta confiável e copiar no caderno.
Em seguida, pesquisar as doenças que os fungos podem causar aos seres humanos, bem como, seus benefícios na produção de alimentos e medicamentos.
Para finalizar os alunos escolheram dois exemplos de doenças e dois exemplos de benefícios que os fungos podem proporcionar aos seres humanos.
Recursos:
Para o desenvolvimento do projeto será utilizado os computadores do laboratório de indormática, a internet, caderno, caneta.
Avaliação:
O aluno será avaliado das seguintes maneiras:
Participação; comportamento; interesse; desempenho, capricho e produção.
Créditos: Andréia Pollo, Ivone Dellai, Iracy Berti Ribas, Marizete

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto integrado de aprendizagem


PROJETO UM PAI MELHOR


Duração: Uma semana


Público Alvo: Pais da Comunidade Escolar


TEMA GERADOR/JUSTIFICATIVA
A equipe pedagógica desta UE com base na observação das precárias relações familiares e da baixa afetividade entre pais e filhos, elaborou este projeto, visando o fortalecimento e uma maior integração familiar.


TEMA FOCO
http://eventosdeansiao8b.blogspot.com/2011_05_01_archive.html
Infelizmente, a maior parte da responsabilidade familiar é concentrada nas mães. Os Pais trabalham fora, são ausentes da vida de seus filhos, muitas vezes saem quatro da manhã e voltando estressados tarde da noite, quando seus filhos já estão dormindo. Se por acaso os encontram acordados, não conseguem transmitir-lhes nenhum tipo de afeto. Com isso, contribuem para a formação de crianças tristes, arredias, agressivas e carentes de uma palavra de carinho, daquele pelo qual ele gostaria de se orgulhar e desejaria ter como amigo e companheiro, seu Pai.


PROBLEMATIZAÇÃO/OBJETIVOS
Integrar Pais e Filhos em um momento especial;
Promover o estreitamento dos laços familiares;
Valorizar a graça de ser Pai.
  • Aproximar Pais e filhos de acordo com seus gostos, experiências e expectativas.




METODOLOGIA
A equipe pedagógica estará direcionando o seu trabalho, no propósito de promover uma integração maior entre pais e filhos, valorizando todo o empenho dos pais, na busca de melhores condições sociais e econômicas para seus filhos, abdicando com isso, da convivência diária tão importante para a formação pessoal e comportamental de seus filhos.


RECURSOS
Palestra de Abertura (A Importância de ser Pai)
Música;
Poesia;
Jogral;
Brincadeiras;


DESENVOLVIMENTO
A direção da escola fará a abertura do evento, com uma palestra abordando o tema, a importância de ser Pai. Saudando e parabenizando a presença dos Pais. Os Alunos do quinto ano, apresentarão jograis e poesias exaltando a importância dos pais para os filhos. A equipe pedagógica promoverá as brincadeiras ao som de músicas.


CONCLUSÃO
Ao final do projeto “Um Pai Melhor” as turmas 5º 01 e 5º 02, declamarão poesias e jograis valorizando o ato de ser pai. A Equipe pedagógica fará brincadeiras promovendo a participação e a integração de Pais e Filhos. Culminando com a oferta de torta salgada, caldo verde, e refrigerante para animar a comparação e fechar com chave de ouro.








segunda-feira, 9 de maio de 2011

"NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS"


O General Douglas MacArthur foi recusado na Academia Militar de West Point, não uma vez, mas duas. Quando tentou pela terceira vez, foi aceito e marchou para os livros de história.

* O superstar do basquete, Michael Jordan, foi cortado do time de basquete da escola.

* Winston Churchill repetiu a sexta série. Veio a ser primeiro ministro da Inglaterra somente aos 62 anos de idade, depois de uma vida de perdas e recomeços.
Sua maior contribuição aconteceu quando já era um “cidadão idoso”.

* Albert Einstein não sabia falar até os 4 anos de idade e só aprendeu a ler aos 7.
Sua professora o qualificou como “mentalmente lerdo, não-sociável e sempre perdido em devaneios tolos”. Foi expulso da escola e não foi admitido na Escola Politécnica de Zurique.

* Em 1944, Emmeline Snively, diretora da agência de modelos Blue Book Modeling, disse à candidata Norman Jean Baker ( Marilyn Monroe) : “É melhor você fazer um curso de secretariado, ou arrumar um marido. “

* Ao recusar um grupo de rock inglês chamado The Beatles, um executivo da Decca Recording Company disse : “Não gostamos do som. Esses grupos de guitarra já eram.”

* Quando Alexander Graham Bell inventou o telefone, em 1876, não tocou o coração de financiadores com o aparelho. O Presidente Rutheford Hayes disse: “É uma invenção extraordinária, mas quem vai querer usar isso ?”

* Thomas Edison fez duas mil experiências para conseguir inventar a lâmpada. Um jovem repórter perguntou o que ele achava de tantos fracassos. Edison respondeu : “Não fracassei nenhuma vez. Inventei a lâmpada. Acontece que foi um processo de 2.000 passos.”

* Aos 46 anos, após anos de perda progressiva da audição, o compositor alemão Ludwig van Beethoven ficou completamente surdo. No entanto, compôs boa parte de sua obra, incluindo três sinfonias, em seus últimos anos.

Por isso não devemos achar nunca que NOSSO TEMPO acabou . Enquanto estivermos aqui, há algo para aprendermos e, muito possivelmente, alguém para aprender conosco também.

VAI DESISTIR?